Quanto tempo de vida um produto tem dentro de embalagem alimentos congelados?

Quando se congela um alimento, a vida útil do mesmo se preserva por mais tempo, mantendo todas as propriedades nutricionais e evitando que bactérias e germes infectem o produto.

No entanto, para fazer corretamente o armazenamento, é necessário possuir embalagem alimentos congelados para serem colocados em um congelador para que os cristais de gelo ganhem forma na parte interna do produto.

Essa embalagem alimentos congelados servem para conservar uma variedade de produtos de todos os tipos e tamanhos, além de mostrar para o consumidor a marca do fabricante, o que pode atraí-lo até a compra.

Antes de colocar produtos em embalagem alimentos congelados, é preciso entender o prazo de vida útil da comida:

  • Três meses: frutos do mar e alimentos prontos, desde que estejam em embalagem alimentos congelados de qualidade;
  • Seis meses: pães e bolos podem ter a sua massa crua congelada, incluindo um pouco a mais de fermento recomendado na receita;
  • Dez meses: as carnes devem ser congeladas em embalagem alimentos congelados o mais rápido possível;
  • Doze meses: as frutas e legumes também podem ser congelados em um prazo de até 12 meses, desde que as hortaliças sejam excluídas desse grupo, uma vez que elas são consumidas cruas.

Qual embalagem alimentos congelados é a mais ideal?

A embalagem alimentos congelados desempenha muitas funções, como:

  • Prolonga a vida útil do produto, mesmo que ele esteja vencido;
  • Possuem informações nutricionais, o que é bastante positivo para pessoas que gostam de saber a composição e os nutrientes do alimento.

Existem muitas embalagens alimentos congelados no mercado. As principais são:

  • Plástico com tampa: este recipiente serve como uma perfeita embalagem para alimentos congelados, pois o custo é baixo e, normalmente, oferece uma variedade de tamanhos e formatos;
  • Alumínio: os recipientes aluminizados são opções de embalagens para alimentos congelados que demandam um curto período de tempo. Este tipo de embalagem não pode ser levado ao microondas;
  • Outros tipos de materiais usados como embalagens de alimentos congelados são os sacos embalados a vácuo, que podem ser feitas de BOPP, PET, entre outros plásticos.

Qual embalagem alimentos congelados escolher?

A embalagem alimentos congelados deve ser escolhida de acordo com a proteção, conservação visual e que contribua para que o alimento dure por um bom tempo.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem alimentos congelados:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem alimentos congelados: