Tudo sobre a embalagem laminada

Ainda que muitos não conheçam de nome, todo mundo já teve contato com uma embalagem laminada. Afinal, ela costuma ser exposta em locais como lojas, supermercados, shopping e ainda serve como embalagem de presente.

A embalagem laminada apresenta uma estrutura com barreira, feita por materiais como polipropileno, polietileno, poliéster e polipropileno biorientado (BOPP), cada um com resistência e características específicas. Geralmente, essa embalagem conta com uma espessura fina, já que é ideal para enviar produtos leves.

Utilidades da embalagem laminada

A forma de visualizar a embalagem laminada pode ser personalizada como lisa ou impressa em até seis cores. Em relação ao fechamento, essa embalagem pode conter abas adesivas, dispensando assim o uso de seladores. No geral, a embalagem laminada é utilizada nos seguintes casos:

  • Alimentos;
  • Produtos industriais;
  • Produtos de higiene;
  • Limpeza;
  • Entre outros.

Tipos de materiais fabricantes da embalagem laminada

Como já foi adiantado anteriormente, ao fabricar a embalagem laminada, existem diferentes opções de materiais no mercado, como o polietileno de baixa densidade (PEBD), o polietileno de alta densidade (PEAD) e o polipropileno (PP). Nesse contexto, algumas de suas principais diferenças são:

  1. Polietileno de baixa densidade: fornece maior viscosidade e resistência aos impactos que podem acontecer durante o trajeto do produto até o consumidor;

  2. Polietileno de alta intensidade: promove maior brilho, é impermeável, então protege o produto de agentes que poderiam danificá-lo como a chuva e a luz, e ainda possui maior resistência química e à alta temperatura;

  3. Polipropileno: moldagem e coloração fáceis de serem realizadas, conta com baixa absorção de umidade e é indicado para empresas que procuram um material translúcido ou transparente.

Vantagens da embalagem laminada

Devido às características da embalagem laminada, ela se apresenta como uma ótima aliada na conservação, segurança e proteção dos produtos, tanto para o armazenamento quanto para o transporte.

A característica metalizada da embalagem possibilita o sigilo, pois impede que as pessoas possam ver o seu conteúdo. Além disso, ela é fácil de ser adquirida e utilizada em diferentes situações, de acordo com cada trabalho e público-alvo. Por isso, torna-se possível adaptar os materiais e componentes conforme o objetivo do cliente.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem laminada:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem laminada: