Como usar embalagem para congelar alimentos corretamente?

Armazenar alimentos corretamente é muito importante para que eles não percam seus nutrientes nem sua textura ou sabor. A melhor forma de conservar alimentos sem interferir na sua composição é congelando-os. Isso porque as moléculas de água presentes na comida são congeladas e a baixa temperatura impede a ação de microrganismos e a ação enzimática, evitando que o alimento se deteriore.

Existem algumas orientações para que você mantenha o produto conservado por mais tempo. A mais importante delas é entender a importância de usar a embalagem para congelar alimentos.

O melhor tipo de embalagem para congelar alimentos

É recomendado que a embalagem para congelar alimentos seja impermeável e resistente. As embalagens plásticas são muito usadas para essa finalidade por cumprirem com esses requisitos e mais:

  • São transparentes, o que permite que o consumidor veja o alimento dentro da embalagem mesmo depois de fechada;

  • São flexíveis e envolvem todo o alimento de forma segura;

  • São seladas com segurança, usando fechos e dispositivos que impedem a entrada ou saída de qualquer substância.

A embalagem para congelar alimentos deve ser vedada. Isso porque o ar e a umidade podem alterar as características naturais do alimento e estragá-los antes do tempo. Por isso, vidros e plásticos impermeáveis são os mais recomendados.

Também é recomendado que, mesmo que o produto não tenha sido comprado pronto, a embalagem para congelar alimentos esteja devidamente etiquetada com todas as informações do produto, incluindo sua data de fabricação e validade, Essa etiqueta pode estar dentro ou fora da embalagem, mas também deve ser colocada de forma que não transfira tinta ou se desfaça no alimento armazenado.

Quais alimentos podem ser congelados?

Em primeiro lugar, é muito importante que os alimentos congelados estejam limpos e frescos. Assim, você garante que eles sejam armazenados com suas melhores características. Não guarde produtos diferentes na mesma embalagem para congelar alimentos. Isso pode alterar sua composição.

Diversos tipos de alimentos podem ser armazenados em embalagem para congelar alimentos. Você pode congelar alimentos prontos, como arroz, feijão, sopas e vegetais refogados. Massas e carnes podem ser armazenados tanto crus quanto preparados. Frutas podem ser congeladas depois de serem lavadas com água e ensacadas corretamente.

Alguns dos alimentos não recomendados para o congelamento são ovos, saladas e verduras cruas, bananas, batatas, creme de leite e maionese, porque sua textura e sabor são alterados.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem para congelar alimentos:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem para congelar alimentos: