Os usos da embalagem polietileno no mercado

O polietileno é um termoplástico leve e um dos materiais mais usados na indústria de embalagens. Isso porque a embalagem polietileno pode ser modificada a partir de outros componentes para deixá-la mais resistente, flexível ou transparente, aumentando sua aplicação no mercado.

Além disso, a embalagem polietileno também possui algumas características muito vantajosas como, por exemplo, sua durabilidade e impermeabilidade. Por ser facilmente modificada, esse tipo de embalagem pode ser usada para proteger os mais diversos tipos de produto.

O descarte incorreto de embalagem polietileno pode levar a um impacto ambiental muito grande por não ser um material biodegradável. Num aterro sanitário, ela pode durar centenas de anos. Porém, a embalagem polietileno é reciclável e muito simples de ser reaproveitada: basta derreter o plástico e moldá-lo novamente em um outro tipo de material. Por isso, é muito importante fazer o descarte correto desse tipo de embalagem.

As classificações da embalagem polietileno

No mercado, existem dois tipos principais de embalagem polietileno, que classificam o material em dois tipos:

  • PEBD (polietileno de baixa densidade): plástico muito flexível, leve, transparente, impermeável e de baixo custo. Não interfere na composição do produto que protege e é de fácil processamento;

  • PEAD (polietileno de alta densidade): também é atóxico e impermeável, mas tem resistência à altas temperaturas, tensão, compressão e tração. Além disso, tem menor densidade se comparado com metais ou outros materiais com características semelhantes.

Os tipos de embalagem polietileno no mercado

Além de se dividirem entre polímeros de alta e baixa densidade, as embalagens estão presentes no mercado nos mais diversos formatos, tamanhos e funções. Isso porque trata-se de um material de altíssimo custo-benefício com um alto poder de proteção e uma produção rápida em escala.

O polietileno de baixa densidade pode ser encontrado nas sacolas de supermercado, nas embalagens de pão e alimentos congelados, nas garrafas que armazenam pequenas quantidades de líquido, frascos de cosméticos e medicamentos, lacres e rótulos.

Enquanto a embalagem polietileno de alta densidade é encontrada em frascos de produtos de higiene e limpeza como shampoos e detergentes, potes de sorvete e tambores de tinta.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem polietileno:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem polietileno: