Embalagens para alimentos: qual é a escolha certa para cada tipo de produto?

Existem diversos tipos de embalagens para alimentos no mercado. Exatamente por esse motivo o consumidor precisa se atentar em qual delas escolher, levando em conta a sua resistência, atoxidade e flexibilidade.

Essas embalagens para alimentos podem ser feitas de diversos tipos de materiais e, para cada um deles, é preciso levar em consideração o que será embalado.

Os tipos de embalagens para alimentos mais utilizados pelas pessoas

Como dito acima, a indústria alimentícia deve fabricar para os seus clientes embalagens resistentes e, de preferência, que não transmitam odor, que pode afetar o sabor do alimento armazenado.

Normalmente, a fabricação de embalagens para alimentos é feita por meio de materiais como o polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade e polipropileno virgem.

Foras elas, existem outros tipos de embalagens para alimentos, como as de:

  • Vidro: além de ser esteticamente bonito, o vidro, quando usada como embalagens para alimentos, é reciclável e apresenta resistência e durabilidade;
  • Alumínio: o alumínio pode ser utilizado para conservar todos os tipos de alimentos, especialmente aqueles que têm um prazo maior de validade, como refrigerantes e cervejas;
  • Plástico: as embalagens para alimentos feitas de plástico são as mais encontradas no mercado, pois são leves e, em alguns casos, se moldam de acordo com o que é colocado dentro delas. No entanto, apresentam um prazo de validade mais curto se comparado com as embalagens de vidro;
  • Isopor: alimentos que necessitam conservar o seu frescor são perfeitos para serem colocados nas embalagens para alimentos feitas de isopor;
  • Papelão: o papelão serve, principalmente, para embalar ovos, farinha e grãos, pois não demandam um grande período de validade. Porém, é preciso cuidado com este tipo de embalagem, pois ele pode acometer os produtos contidos dentro do papelão com mofo, por exemplo.

O que mais pode ser acrescentado nas embalagens?

Por já apresentarem uma segurança característica, da qual mantém o alimento sempre bem conservado, algumas fabricantes de embalagens para alimentos optam por colocar fechamentos de todos os tipos para lacrar o produto e impedir que a embalagem abra e deixe o alimento escapar.

Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagens para alimentos:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagens para alimentos: