Os principais formatos de embalagens plásticas flexíveis

Embalagens plásticas têm ganhado um espaço cada vez maior no mercado por causa de sua praticidade e alto custo-benefício. Empresas dos mais diversos segmentos optam por usar o plástico para proteger seus produtos ao mesmo tempo que podem exibi-los, usando materiais total ou parcialmente transparentes.

Embalagens plásticas flexíveis são um tipo de pacote que se adapta ao formato do produto e protege seu conteúdo da contaminação externa. O plástico é um material que possui diferentes matérias-primas e, por isso, pode ser encontrados com diferentes densidades para fabricar embalagens rígidas, densas e pesadas, ou embalagens leves e flexíveis.

Por que optar por embalagens plásticas flexíveis?

A embalagens plásticas flexíveis são utilizadas por serem facilmente moldáveis e adaptáveis para todos os tipos de mercado. Além de leves, as embalagens plásticas flexíveis também são customizáveis e tem propriedades físicas e químicas muito favoráveis para o armazenamento de produto.

Esse tipo de material é fabricado em larga escala e distribuído para os mais diversos segmentos: para embalar bolos, medicamentos, brinquedos, acessórios de informática, higiene. Tudo de acordo com a necessidade do fabricante.

A grande vantagem das embalagens plásticas flexíveis é que elas são fabricadas de acordo com a demanda do produto final. Isso significa que todas as propriedades da mercadoria são analisadas para definir qual será o melhor formato de embalagem para que o produto fique protegido ao mesmo tempo que chame a atenção do consumidor.

Além disso, as embalagens plásticas flexíveis conseguem proteger o produto contra a luz, o calor excessivo, a umidade, o oxigênio, bactérias e outros elementos que possam comprometer a integridade do seu conteúdo.

Isso tudo a um baixo custo e com um alto poder de customização. São diversos benefícios para o produtor e para o consumidor.

Quais são os principais formatos para embalagens plásticas flexíveis?

    Bandejas com tampa: Bandejas e tampas são fabricadas juntas, numa mesma máquina, para garantir o encaixe perfeito. Esse tipo de embalagem é muito usada por padarias para expor bolos e tortas nas vitrines e para facilitar o transporte depois que o cliente compra o produto:

    • Envelopes: Os envelopes podem ser usados tanto para proteger papéis e documentos quanto para armazenar alimentos. Eles também possuem diferentes tipos de fecho e densidades para conseguir manter o material seguro por mais tempo;
    • Garrafas: Embora existam embalagens rígidas, várias embalagens plásticas flexíveis são usadas para armazenar água, detergentes, sucos e outros produtos líquidos. Esse tipo de garrafa é feito para impedir o desperdício de plástico, já que seu conteúdo é consumido imediatamente ou em um período curto de tempo;
    • Filmes: vendidos em rolo, tem uma textura fina que é usada para fazer a proteção básica do produto contra poeira, água e outros componentes. São essas embalagens, por exemplo, encontradas em livros e CDs lacrados;
    • Embalagens laminadas: esse tipo de embalagem plástica possui uma barreira laminada que impede a penetração de luz, principalmente para manter o produto em seu estado ideal. São encontradas em embalagens de salgadinhos e café;
    • Sacos: esse tipo de embalagem possui diversos tamanhos e formatos. Normalmente são usados para proteger materiais de impactos que possam danificar sua superfície. Um exemplo são os sacos que acompanham os acessórios de um notebook recém-adquirido;
    • Sacolas: essas também são consideradas como embalagens plásticas flexíveis. As sacolas de mercado usadas para transportar compras e precisam ser leves e resistentes para carregar a maior quantidade de produtos sem comprometer sua estrutura.

      Graças a versatilidade das embalagens plásticas flexíveis, as embalagens plásticas flexíveis se torna uma excelente escolha para os mais diversos tipos de mercado. É importante definir qual tipo é o mais indicado para o seu produto pensando na sua proteção e no seu design.


      Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagens plásticas flexíveis:


      Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagens plásticas flexíveis: