Entenda por que a folha de polipropileno é tão usada na produção de embalagens

A folha de Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, que é derivado do propeno ou propileno - plástico reciclável. Ele pode ser identificado em materiais por meio do símbolo triangular que indica ser reciclável, com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)n.

A folha de polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, isto é, trata-se de um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), no entanto com ponto de amolecimento mais elevado.

A folha de polipropileno é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo na fabricação de embalagens em geral, isso porque, conforme vimos, o polipropileno, ou somente PP, é uma resina termoplástica composta por diversas propriedades que permitem grande variedade de aplicações.

Para que serve a folha de polipropileno

A folha de polipropileno pode ser soldada, moldada, aditivada e pigmentada, dependendo da finalidade.

Apresenta também, além da enorme resistência química, grande poder de absorção de impacto e umidade.

Devido às propriedades do polipropileno (PP) é possível, por meio de seu uso, a fabricação de várias soluções.

Isso porque trata-se de um plástico industrial que permite o desenvolvimento de peças estruturais, como tanques e dutos, muito utilizados em indústrias de processos em geral.

Também garante eficácia em indústrias que trabalham com produtos farmacêuticos e alimentícios, já que uma de suas características marcadas é a atoxidade (sem qualquer risco de contaminação tóxica em alimentos e/ou remédios).

Confira a seguir em quais produtos a folha de polipropileno pode ser utilizada:

  • Tecido não-tecido;
  • Embalagens flexíveis;
  • Ráfia (Sacos de grãos e fertilizantes);
  • Fibras;
  • Cadeiras plásticas;
  • Copos plásticos;
  • Recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos;
  • Tampas em geral, tampas para bebidas carbonatadas (água, sucos etc);
  • Material hospitalar esterilizável.

Quais os diferencias que a folha de polipropileno oferece

Talvez pouco conhecida, mas muito usada, a resina plástica PP é transparente, muito resistente e flexível, aplicada desde seringas descartáveis até autopeças, conforme já ressaltamos sua versatilidade.

Por ter baixo custo, elevada resistência química a solventes, fácil moldagem e coloração, alta resistência à fratura por flexão ou fadiga, excelente resistência ao impacto acima de 15ºC e significante estabilidade térmica, é um material de alto potencial em relação a outras matérias-primas.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Folha de polipropileno:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Folha de polipropileno: