Por trás de uma indústria de embalagens plásticas

A indústria de embalagens plásticas é a sétima maior atividade econômica brasileira. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico, o ramo concentra 12 mil empresas, sendo 94% delas micro e pequenas, e emprega 350 mil pessoas.

O cenário positivo não é à toa: devido a flexibilidade da matéria-prima, esse é um setor versátil, o qual pode atender diversos tipos de comércios. Entre os bens produzidos por essa fábrica estão:

  • Sacos;

  • Sacolas;

  • Bobinas;

  • Envelopes;

  • Etc.

Saiba mais sobre a indústria de embalagens plásticas

Apesar da flutuação do preço da matéria-prima ser um dos principais desafios desse ramo, o bom desempenho, durabilidade e praticidade são fatores importantes que impulsionam a demanda pela mercadoria produzida pela indústria de embalagens plásticas.

Mas para oferecer segurança e entregar um produto de forma eficiente, o envoltório deve ser produzido segundo as normas regulamentadoras. Por exemplo, o embrulho farmacêutico deve possuir características inerentes ao setor, assim como aquele que entra em contato com alimento.

Principais tendências para a indústria de embalagens plásticas

A maior demanda do mercado da indústria de embalagens plásticas atualmente é de embalagem rígida, impulsionada pela crescente necessidade do setor farmacêutico. Além dela, o envoltório flexível também deve viver um período promissor nos próximos anos.

Outra tendência na área é a incorporação dos princípios de sustentabilidade. Esse diferencial tornou-se notório hoje em dia devido ao número crescente de consumidores que valorizam os serviços prestados com o mínimo impacto ao meio-ambiente possível.

Isso porque eles esperam que uma indústria de embalagens plásticas não seja só um agente produtor, como também um agente que contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Para isso, as empresas devem se preocupar em fazer a seleção correta de matérias-primas, minimizar a perda nos processos, fazer uma utilização racional dos recursos e providenciar medidas para que os consumidores possam fazer o descarte correto após o uso.

Além disso, outras práticas recomendadas em uma indústria de embalagens plásticas são:

  • Eliminar ou diminuir o uso em excesso de plástico injetável;

  • Realizar manutenção preventiva nos equipamentos usados na indústria de embalagens plástica;

  • Utilizar máquinas façam baixo consumo de energia;

  • Enviar sobras de matéria-prima para a reciclagem.

    Dessa forma, a sua empresa ganha vários pontos com os seus clientes, pois além de demonstrar preocupação com a sociedade, essas práticas ajudam a reduzir os custos de produção, o que diminui o preço de seus produtos, consequentemente.


    Regiões onde a Embalagem Ideal atende Indústria de embalagens plásticas:


    Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Indústria de embalagens plásticas: