O que faz o plástico antiestático?

O plástico antiestático é utilizado para proteção e armazenamento de placas, componentes eletrônicos sensíveis e circuitos integrados. Ele oferece propriedades dissipativas ou blindagem, conforme normas da ABNT (NBR 14544:2000 – Requisitos básicos para proteção de componentes sensíveis às descargas eletrostáticas).

O plástico antiestático metalizado blindado é produzido em três escalas: uma camada de poliéster (dissipativa), uma camada de material metalizado (blindagem) e uma camada de polietileno (dissipativa). É indicado para manuseio e armazenamento de placas de circuito impresso e componentes sensíveis à descargas eletrostáticas (ESD).

Esse tipo de plástico é produzido mediante encomenda em diversas medidas e proporciona excelente blindagem e proteção. São produzidos lotes mínimos de confecção de acordo com o tamanho e demanda.

Ao contrário dos sacos antiestáticos com barreira de alumínio, o plástico antiestático blindado possui transparência, o que permite a identificação do material interno da embalagem.

Plástico antiestático bolha

Podendo ser produzido a partir de elementos do plástico bolha, o plástico antiestático é indicado para baixa proteção ESD, mas alta proteção com relação à quedas, por exemplo.

São feitos sob medida normalmente com plástico bolha rosa padronizado, mas podem ser customizados em diferentes cores e formatos, de acordo com a necessidade do cliente. São produzidos lotes mínimos de confecção diferentes de acordo com o tipo de material, cor e dimensão.

Para total proteção de produtos sensíveis, utilize o plástico antiestático bolha combinado ao metalizado.

Confira a seguir algumas especificações importantes a respeito dessa embalagem:

  • Fabricada em diferentes formatos e materiais com propriedades antiestáticas;
  • Pode ser confeccionada em filme com barreira, ideal para selagem à vácuo, inclusive;
  • Cores personalizadas, metalizadas ou customizadas de acordo com a necessidade do cliente – a partir de lotes mínimos de produção para embalagens que fogem do padrão.

Que tipo de proteção esperar do plástico antiestático?

O uso do plástico antiestáticoé recomendável para produtos que necessitam de proteção ESD -produtos desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na proteção e manutenção dos componentes e equipamentos em consertos, assim como na proteção do operador, prevenindo contra eventuais descargas eletrostáticas.

A estrutura desse tipo de plástico antiestático é capaz de prevenir a eletricidade gerada por meio da ficção ou atrito causado internamente.

Sendo assim, o plástico antiestáticofaz com que toda a eletricidade do produto seja liberada e armazenada de forma segura.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico antiestático:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico antiestático: