Afinal de contas, o que é plástico BOPP?

O plástico BOPP, que também é conhecido como Polipropileno Biorientado, é um material de alta resistência, podendo ser encontrado em diversos produtos que fazem parte da vida dos seres humanos.

Trabalhado em dois sentidos, o transversal e o longitudinal, o plástico BOPP possui um aspecto metalizado, transparente, opaco ou fosco, dependendo da matéria-prima feita por meio deste plástico.

Muito utilizado na indústria alimentícia para fazer embalagens, o plástico BOPP protege a comida contra gases, oxigênio, umidade e temperatura, conservando os alimentos com todas as suas propriedades necessárias.

Para quais tipos de produtos pode utilizar o plástico BOPP?

O Polipropileno Biorientado tem amplo uso na indústria de alimentos, que confeccionam produtos em embalagens flexíveis.

Além do mercado alimentício, o plástico BOPP é usado para fazer produtos para outros tipos de segmento. Tais produtos são:

  • Invólucros para presentes;
  • Rótulos de garrafa PET;
  • Fitas adesivas;
  • Embalagens de salgadinhos, biscoito, entre outros alimentos.

Por ser um material que possui bastante aderência à tinta e impressão, o plástico BOPP pode conter a marca de qualquer empreendimento, deixando que ele fique visível para o consumidor final na hora da compra em um supermercado, por exemplo.

Como saber se o plástico pode ser reciclado?

Em muitas cidades, o plástico BOPP é considerado um produto não-reciclável, o que afeta o seu descarte, pois muitas pessoas acabam descartando o material de forma incorreta, o que pode agravar em problemas contra o meio ambiente e toda a população mundial.

No entanto, uma pesquisa feita na Índia revela que o produto é 100% reciclável, podendo ser reaproveitado de diversas formas. Para isso, é preciso seguir algumas dicas básicas, como:

  • Retorno de embalagens para a empresa proprietária do produto;
  • Recheio de almofadas;
  • Materiais escolares, como estojo.

Por se destacar pela sua qualidade por proteger alimentos contra as adversidades do ambiente externo, o plástico BOPP tem principal utilização nos seguintes segmentos:

  • Indústrias têxteis;
  • Vestuário;
  • Bebidas.

Portanto, para fazer com que o seu negócio cresça e atraia cada vez mais pessoas, o plástico BOPP é um dos materiais que mais podem ser investidos para a preservação do seu produto e da sua marca.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico bopp:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico bopp: