A importância do plástico recuperado no mercado

Chamamos de plástico recuperado todo o material plástico reutilizado a partir da reciclagem ou que tenha sido composto por um material reciclado. O uso desse tipo de material significa aumentar a vida útil do plástico, que quando descartado incorretamente leva até mais de 200 anos para se decompor.

No geral, o processo de recuperação do plástico ocorre em três etapas: coleta, revalorização e transformação.

A coleta inclui a separação de plástico porque plásticos com propriedades diferentes precisam ser tratados de forma diferente. Depois, o período de revalorização é a fase que transforma o material novamente em matéria-prima. Por fim, a transformação é a estruturação dessa matéria-prima em outro produto.

Processos para adquirir o plástico recuperado

Existem três tipos de reciclagens usados para diferentes tipos de plástico. Cada uma delas possui características e práticas específicas para evitar a emissão de gases tóxicos e outros produtos nocivos no ambiente.

  • Reciclagem mecânica: o método mais comum de obter plástico recuperado por ser a mais barata. Nesse caso, o material reciclado precisa ser descontaminado para gerar a matéria prima, o produto triturado. Essa matéria-prima é usada para fabricar outros produtos de plástico. Daqui saem os produtos de plástico recuperado;
  • Reciclagem química: processo mais elaborado, cuja matéria-prima é revertida para substâncias petroquímicas que podem ser usadas para desenvolver produtos mais elaborados. Necessita um investimento maior e de altas quantidades de produto, mas permite que plásticos de origens diferentes sejam misturados e não exigem uma triagem tão minuciosa de impurezas;
  • Reciclagem Energética: através da incineração, transforma o plástico recuperado em energia térmica e elétrica. Essa prática também permite que o material seja aproveitado como combustível, tratando um material que levaria centenas de anos para se decompor no ambiente e transformando-o em energia.

Os benefício do plástico recuperado

Em primeiro lugar, o plástico recuperado reduz a quantidade de lixo em aterros, já que o plástico é um dos materiais mais utilizados do dia a dia. Além disso, a reciclagem mecânica não libera poluentes na atmosfera: até mesmo a água utilizada no processo é tratada antes de ser despejada.

Embora o plástico perca sua qualidade a cada processo de reciclagem, o uso de plástico recuperado é uma forma de cuidar do meio ambiente e do seu bolso, já que a reciclagem é mais um dos motivos para tornar o custo-benefício desse material tão atrativo.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico recuperado:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico recuperado: