A tecnologia das embalagens de plástico zipado

Com o aumento do consumo de plástico, o crescimento da concorrência e o avanço da tecnologia, fabricantes de embalagens precisaram aumentar seu portfólio para atender um público mais exigente e adicionar valor ao seu produto.

Um dos grandes problemas das embalagens de plástico flexíveis era arrumar um meio de fechá-las completamente sem comprometer a integridade do produto armazenado em seu interior.

Em 1951, foi desenvolvido o fecho hermético, conhecido como zip lock, mas que era produzido separadamente. Apenas uma década depois foi desenvolvida uma tecnologia para produzir um tipo de plástico zipado.

O plástico zipado é um tipo de embalagem que permite ser lacrado e “deslacrado” diversas vezes sem perder sua qualidade ou aderência. Essa revolução no mercado colocou o plástico zipado como um dos produtos mais populares para armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde alimentos até materiais de análise científica.

Por que usar o plástico zipado?

Por possuir um fecho resistente e durável, o plástico zipado é um dos tipos de embalagens flexíveis mais usadas no mercado. Dentre as principais vantagens desse tipo de embalagem, podemos destacar:

  • segurança: o fecho hermético desse tipo de embalagem não permite a abertura acidental;

  • praticidade: você consegue abrir e fechar a embalagem sem comprometer sua qualidade;

  • resistência: uma embalagem produzida com material forte e resistente à rasgos, furos e outros acidentes que comprometam a selagem correta do produto;

  • impermeabilidade: resistência ao ar e água, que permite que as características do produto não sejam alteradas.

Além disso, as embalagens que usam o plástico zipado podem ser produzidas a partir de diversos tipos de plástico, como o polipropileno, polietileno e os plásticos laminados.

Os produtos armazenados em plástico zipado

A eficácia das embalagens de plástico zipado permitem armazenar diferentes tipos de produtos: frutas, hortaliças, produtos de higiene, petiscos de animais de estimação.

Outro uso muito comum para plástico zipado é o armazenamento de roupas. Ao adquirir uma embalagem grande, você pode armazenar cobertores e roupas de inverno dentro do saco e depois puxar o ar com um aspirador de pó. Deslizando o fecho hermético, você consegue selar a embalagem e deixar a roupa “a vácuo”, sem correr risco de mofar ou ficar com um cheiro de guardado por muito tempo.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico zipado:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico zipado: