Conheça melhor o saco de lixo laranja

Para descartar os resíduos de forma correta, é importante que o consumidor escolha uma embalagem que possua a espessura, a dimensão e a qualidade ideal. No caso de coletas seletivas, torna essencial saber qual é a cor do saco indicado para cada tipo de resíduo. Em relação aos resíduos perigosos, indica-se o saco de lixo laranja.

Na hora de armazenar e descartar resíduos que oferecem risco para a saúde humana, é imprescindível que eles estejam embalados num saco que não possibilite a contaminação de outras pessoas. Por isso, o saco de lixo laranja é essencial para que resíduos perigosos sejam descartados da maneira correta.

Saco de lixo laranja e outras sacos coloridos

Para a coleta seletiva, a cor do saco é um item que não pode ser deixado de fora. Afinal, ela facilita na identificação, transporte e destinação do lixo. Já se sabe que o saco de lixo laranja é voltado para resíduos tóxicos, mas vale a pena conhecer a cor de outros sacos de acordo com cada resíduo:

    • Marrom: resíduos orgânicos;
    • Cinza: resíduo geral misturado, não reciclável ou contaminado sem chance de separação;
    • Preto: madeira;
    • Verde: vidro;
    • Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde;
    • Amarelo: metal;
    • Vermelho: plástico;
    • Roxo: resíduos radioativos.

      Tipos de resíduos para o saco colorido

      Além de entender qual é a cor ideal para o descarte de determinados produtos, torna-se importante também conhecer a classificação dos tipos de resíduos:

      1. Orgânicos: os lixos orgânicos precisam ser separados de outros tipos de lixo, como em sacos biodegradáveis, pois se degradam mais rapidamente no meio ambiente;

      2. Recicláveis não perigosos: papel, vidro e alumínio são alguns dos itens que se encaixam nos recicláveis não perigosos, que necessitam ser embalados em sacos de lixo não biodegradáveis reciclados ou recicláveis;

      3. Não recicláveis não perigosos: etiquetas, papel higiênico, adesivos, fraldas descartáveis e guardanapos engordurados são alguns dos itens que entram na categoria de não recicláveis não perigosos, além de outros diferentes itens;

      4. Resíduos perigosos: existem alguns resíduos que apresentam riscos à saúde humana, como materiais hospitalares e químicos, e por isso precisam ser embalados em um saco específico para eles com o objetivo de não contaminar pessoas e solo ou lençol freático.

        Ao conhecer bem os sacos plásticos e os resíduos, é possível descartar o lixo da forma correta.


        Regiões onde a Embalagem Ideal atende Saco de lixo laranja:


        Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Saco de lixo laranja: