Vantagens do saco lixo colorido

Para armazenar e descartar os resíduos, é importante escolher uma embalagem que ofereça a espessura, a dimensão e a qualidade recomendada. Nesse sentido, para as coletas seletivas, o ideal é utilizar o saco lixo colorido.

Além de servir para deixar o ambiente limpo, a grande vantagem do saco de lixo colorido é separar os resíduos de acordo com as suas características, tais como não recicláveis não perigosos, recicláveis não perigosos, orgânicos e resíduos perigosos.

Tipos de resíduos para o saco lixo colorido

Para entender melhor como funciona o saco lixo colorido, primeiro é importante conhecer as classificações dos tipos de resíduos que são descartados diariamente:

  1. Orgânicos: os lixos orgânicos precisam ser separados de outros tipos de lixo, geralmente em sacos biodegradáveis, já que eles se degradam mais rapidamente no meio ambiente;

  2. Recicláveis não perigosos: papel, vidro, alguns tipos de plástico e o alumínio são itens que se encaixam nos recicláveis não perigosos, que precisam ser embalados em sacos de lixo não biodegradáveis reciclados ou recicláveis;

  3. Não recicláveis não perigosos: papel higiênico, adesivos, etiquetas, fraldas descartáveis e guardanapos engordurados são alguns objetos que entram na categoria de não recicláveis não perigosos;

  4. Resíduos perigosos: existem resíduos que são ameaças para a saúde humana, tais como materiais hospitalares e químicos, e por isso precisam ser armazenados em um saco específico com o objetivo de não contaminar outras pessoas e o solo ou lençol freático. Por isso, eles não podem ser descartados em um saco comum e enviados para o lixo normal.

Cores do saco lixo colorido

Focado na coleta seletiva, o saco lixo colorido auxilia no descarte adequado dos lixos, facilitando assim o processo de identificação, transporte e destinação. Por isso, é importante saber qual é a cor indicada para cada tipo de resíduo:

  1. Cinza: resíduo geral misturado, não reciclável ou contaminado sem chance de separação;

  2. Marrom: resíduos orgânicos;

  3. Verde: vidro;

  4. Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde;

  5. Amarelo: metal;

  6. Laranja: resíduos perigosos;

  7. Preto: madeira;

  8. Vermelho: plástico;

  9. Roxo: resíduos radioativos.

Dessa forma, ao conhecer cada saco lixo colorido de acordo com cada tipo de resíduo, é possível realizar adequadamente a coleta seletiva.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Saco lixo colorido:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Saco lixo colorido: