Os sacos plásticos lixo orgânico e reciclável

Em pleno século XXI, você já deve saber que reciclagem é assunto sério, não é? Mas você já parou para pensar ou está ciente que cada tipo de resíduo exige um saco de lixo diferente?

Pois bem, o saco de lixo que você usa no cotidiano para descarte de resíduos faz toda diferença na separação final do lixo. Afinal de contas, se você já tem o hábito de jogar seu lixo orgânico e reciclável de forma separada, que é o correto, deve saber que eles devem estar contidos em sacos plásticos diferenciados também.

Ao fazer isso, é facilitado tanto a identificação de qual lixo é orgânico e qual deve ser levado para a reciclagem, quanto é demonstrado o cuidado com o trabalho dos profissionais que fazem a separação de lixo entre orgânico e reciclável, assim como os profissionais que vão fazer a retirada do lixo nos locais também.

O que devo fazer antes de separar o lixo?

Antes de separar o lixo que será descartado, você deve saber o que poderá ser tratado ou não. E quando o assunto é lixo orgânico, é necessário fazer a higienização deles antes do descarte.

O ideal seria utilizar água de reuso para isso, mantando a prática o mais sustentável possível. Mas caso não tenha essa opção, não tem problema. O importante é fazer a higienização de fato.

Cuidados na hora de fazer o descarte

Para que seja seguro realizar o transporte dos resíduos, no momento de descarte se atente a alguns materiais como:

  • Seringas;
  • Vidro quebrados;
  • Plásticos pontiagudos.

Dessa forma, você valoriza o trabalho do responsável por fazer a colheita do lixo e diminui o risco de acidente para esse trabalhador, afinal de contas, ele não sabe o que tem dentro de cada sacos plásticos lixo que ele põe a mão.

Agora, a título de curiosidade, vale separar também os sacos plásticos lixo orgânico e reciclável por cores diferentes. Por exemplo, você pode usar o saco plástico azul para o lixo reciclável e o saco plástico preto para o lixo orgânico. Isso também pode te ajudar na diferenciação dos resíduos.

Sendo assim, tenha sempre sacos plásticos lixo em sua casa e se atente a essas dicas. Um mundo mais sustentável começa com você.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Sacos plásticos lixo:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Sacos plásticos lixo: