Entenda por que a folha de polipropileno é tão usada na produção de embalagens
A folha de Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, que é derivado do propeno ou propileno - plástico reciclável. Ele pode ser identificado em materiais por meio do símbolo triangular que indica ser reciclável, com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)n.
A folha de polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, isto é, trata-se de um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), no entanto com ponto de amolecimento mais elevado.
A folha de polipropileno é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo na fabricação de embalagens em geral, isso porque, conforme vimos, o polipropileno, ou somente PP, é uma resina termoplástica composta por diversas propriedades que permitem grande variedade de aplicações.
Para que serve a folha de polipropileno
A folha de polipropileno pode ser soldada, moldada, aditivada e pigmentada, dependendo da finalidade.
Apresenta também, além da enorme resistência química, grande poder de absorção de impacto e umidade.
Devido às propriedades do polipropileno (PP) é possível, por meio de seu uso, a fabricação de várias soluções.
Isso porque trata-se de um plástico industrial que permite o desenvolvimento de peças estruturais, como tanques e dutos, muito utilizados em indústrias de processos em geral.
Também garante eficácia em indústrias que trabalham com produtos farmacêuticos e alimentícios, já que uma de suas características marcadas é a atoxidade (sem qualquer risco de contaminação tóxica em alimentos e/ou remédios).
Confira a seguir em quais produtos a folha de polipropileno pode ser utilizada:
- Tecido não-tecido;
- Embalagens flexíveis;
- Ráfia (Sacos de grãos e fertilizantes);
- Fibras;
- Cadeiras plásticas;
- Copos plásticos;
- Recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos;
- Tampas em geral, tampas para bebidas carbonatadas (água, sucos etc);
- Material hospitalar esterilizável.
Quais os diferencias que a folha de polipropileno oferece
Talvez pouco conhecida, mas muito usada, a resina plástica PP é transparente, muito resistente e flexível, aplicada desde seringas descartáveis até autopeças, conforme já ressaltamos sua versatilidade.
Por ter baixo custo, elevada resistência química a solventes, fácil moldagem e coloração, alta resistência à fratura por flexão ou fadiga, excelente resistência ao impacto acima de 15ºC e significante estabilidade térmica, é um material de alto potencial em relação a outras matérias-primas.